Entenda melhor sobre a cadeia de consagração

O que são as cadeias de consagração?

As correntes ou cadeias de Nossa Senhora são sinais da devoção na Consagração à Santíssima Virgem Maria. 

Quando as cadeias de consagração são abençoadas por um padre, são sacramentais, é um sinal visível de uma realidade que não podemos ver, que é a consagração. 

Recomenda-se que os consagrados a Virgem Maria usem cadeias de ferro, que não sejam correntes de ouro, prata ou outro metal precioso.

É muito admirável para aqueles que assim se fazem escravos de Jesus em Maria, que abram mão de usar uma corrente de ouro para usarem correntes de ferro sem brilho nenhum.

Elas tem como simbolo o fim da escravidão com o pecado, e antes não tínhamos vergonha de levar as correntes do pecado por todos os lugares, agora também não devemos nos envergonharmos de mostrar nossa escravidão ao Amor de Deus. 

Se lermos no Tratado da Verdadeira Devoção  já temos um bom direcionamento sobre a devoção das pequenas cadeias.  

Os sinais externos também são uma forma de louvar e glorificar a Deus, como também é o nosso corpo.

O que é consagração?

Consagrar significa dedicar algo ou alguém a Deus.

Quando uma pessoa é consagrada a Deus, ela está dedicada ao trabalho de Deus.

A consagração é uma ação importante, que marca uma transformação na vida de uma pessoa.

Se consagrar a Deus significa abandonar o pecado e se dedicar a fazer tudo para agradar a Deus.

São Luís diz: Portanto, que nenhum mundano critique, nem aqui meta o nariz, para dizer que a Verdadeira Devoção reside no coração, que é preciso evitar as exterioridades, que pode haver nisso vaidade, que é preciso ocultar a devoção.

Que os homens vejam as vossas boas obras, e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus , esse versículo está em Mateus 5, 16. 

Não se devem fazer as ações para agradar aos homens ou por querer ser visto por alguém e tirar daí algum motivo de louvor, isso seria vaidade. 

Mas por algumas vezes fazem diante dos homens a fim de agradar a Deus e o fazer glorificar, sem a preocupação do desprezo ou louvor dos homens.

Embora as cadeias de consagração sejam de ferro, um pouco feias e sem brilho, são mais gloriosas que os colares de ouro dos imperadores, pelo o seu significado.

As correntes são como sinal da consagração de amor a Jesus Cristo e a Nossa Senhora, a fama da consagração, ou escravidão, de amor a Jesus Cristo e a Nossa Senhora tem causado curiosidade, algumas vezes dúvida, especialmente pelo uso das cadeias por parte de alguns fieis.

Algumas dessas cadeias podem passar sem serem percebidas, pois são bem simples e sem nenhum brilho, mas, outras podem chamar mais a atenção, por serem de ferro e mais grossas.

Algumas tendem a trazer a lembrança da escravidão e isso, pode causar reações não muito agradáveis, pois, muitas pessoas tem uma visão errada, ou desconhecem o verdadeiro significado da consagração e do uso das correntes.

Dúvidas mais frequentes sobre o uso da cadeia de consagração

  • Qualquer pessoa pode usar a cadeia de consagração?

Usar uma cadeia de ferro, em sinal da devoção à Santíssima Virgem Maria sem ter feito a consagração e sem ter lido o Tratado não é indicado, pois não há o conhecimento e a vivência da devoção, e não entende o real sentido do uso da corrente.

  • Tem um lugar específico para usar a cadeia de consagração?

Não há uma regra para se usar a cadeia, pode se usar no braço, no tornozelo, no pescoço ou como cinto também, pode ser usado onde quiser.

  • Tem diferença ou algum significado na espessura da cadeia de consagração?

Não há nenhuma diferença ou significado, apenas na estética. Sua devoção não é medida pelo tamanho ou espessura da cadeia, vai do gosto da pessoa, mas tome cuidado para que não se torne vaidade.

Precisamos tomar muito cuidado e entendermos que não levamos apenas uma correntinha ou um terço no braço, mas levamos o nome da Virgem Maria e do próprio Deus.

Por isso, nosso testemunho de vida e nossas ações devem refletir a fé que mostramos ter. 

Devemos tomar cuidado com os lugares onde vamos e com as pessoas que andamos, pois levamos conosco uma história de muito amor e entrega.

 

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui. 

Conheça Também a floricultura floriza que vende flores Goiânia a muitos anos, e feito história na cidade de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *