Contato:
Você acredita que sua marca de armário de aço 2 portas, por exemplo, não pode ter uma história interessante, só porque não segue os padrões estabelecidos pelo pensamento coletivo?
Se sim, repense tudo isso. O storytelling é um conceito que já tem reconhecimento da maior parte dos gestores, pois poderá chegar na mente e no coração dos possíveis clientes em questão de pouco tempo. Deseja compreender melhor tudo isso? Então, vem com a gente e continue com a leitura!
O que é storytelling?
A princípio, storytelling é uma técnica de comunicação que possibilita transmitir uma mensagem através de histórias. Mas não para por aí, pois também é uma maneira de propagar uma ideia, um conceito ou uma marca por meio de uma narrativa cativante e envolvente para o público.
Seu objetivo é gerar conexão emocional com o público, além de empatia e, assim, moldar essa relação duradoura entre a marca e os consumidores. Lembrando que, histórias, de um modo geral, são uma das formas mais antigas e poderosas para nós, seres humanos.
Sabendo disso, é válido inserir adesivos personalizados, até porque, ao focarmos no storytelling para o marketing, verá que há inúmeros benefícios que podem ser aplicados em campanhas publicitárias, branding, conteúdo de redes sociais, vídeos institucionais, entre outros.
Quer eficiência? Então defina o público-alvo e entenda quais são suas necessidades, desejos e valores (talvez seja interessante separá-los por grupos). A partir dessa compreensão, é só verificar com sua equipe e criar uma história que ressoe com o público.
Outro aspecto é definir qual será o centro desse ‘bate papo’ e como ela será transmitida. Pense em um livro qualquer. Ele tem começo, meio e fim, e também estrutura-se de forma a prender a atenção do público, não é mesmo? Com o storytelling não tem diferença.
Se for dono de uma empresa de avental de chumbo, avalie possibilidades como vídeos, animações, podcasts, textos, entre outros. É preciso escolher o formato mais adequado para transmitir a mensagem.
Por fim, é preciso pensar em como a história será distribuída. Será que seus clientes e possíveis interessados usam mais o Tik Tok ou o Instagram? O site ou o Pinterest? É importante escolher os canais de comunicação adequados para que a história alcance o maior número possível de pessoas.
Por que contar histórias é importante para a marca?
Contar histórias é uma forma de conectar emocionalmente as pessoas com a marca, ou seja, cria um relacionamento mais forte e duradouro. Isso acontece porque as histórias têm o poder de transmitir mensagens que tocam o coração, diferente de propagandas ou anúncios frios e sem emoção.
Elas conseguem prender a atenção do público, fazendo com que os consumidores se sintam parte de uma comunidade ou propósito maior. Dito isso, é correto afirmar que até um storytelling de um novo modelo de carrinho de supermercado preço, por exemplo, gerará comoção. Tudo depende da forma que for feita.
Quando as marcas conseguem ser autênticas e coerentes com seus valores e propósitos, expõem esse vínculo emocional com o público, que se traduz em fidelidade, recomendações e mais vendas. E qual gestor não deseja isso a curto, médio e longo prazo?
Precisa melhorar ou construir uma identidade da marca? Ou transmitir sua personalidade e seus diferenciais de maneira mais atraente e interessante? Saia da mesmice e se aprofunde cada vez mais neste conceito.
Outra vantagem de utilizar o storytelling como estratégia de marketing é que as histórias são facilmente compartilháveis (ainda mais nos dias de hoje que, com apenas alguns cliques, algo segue para dezenas de pessoas).
Quando alguém se identificar, ela tenderá a compartilhar com seus amigos e familiares, aumentando o alcance da mensagem e a visibilidade da marca. Isso é especialmente relevante nas redes sociais e pode ter como resultado um grande impacto.
Seja diferente e ganhe destaque
Por fim e não menos importante, as histórias são uma forma de se destacar em um mercado cada vez mais saturado de informações, ou seja, ser ‘mais um na multidão’ não resolverá seu problema e, às vezes, até atrapalhará sua visão de mercado.
Com tantas opções de produtos e serviços disponíveis, as marcas precisam encontrar maneiras de se diferenciar e chamar a atenção do público. Agora é a principal hora de tirar as ideias do papel, buscar profissionais capacitados e que consigam gerar essa conexão e ver seus lucros se multiplicarem.
Caso você queira pegar essa responsabilidade para si, saiba que em uma rápida busca na internet, encontrará cursos e videoaulas gratuitas ou pagas (com diversas opções de planos e valores). Cabe escolher uma delas e ir a fundo naquilo que é interessante para seu negócio, seja ele do ramo industrial ou até mesmo de mesa elevatória.
E aí, gostou do nosso conteúdo sobre o que é storytelling e por que contar histórias é importante para a marca? Então, não se esqueça de compartilhar em todas as suas redes sociais e continuar nos acompanhando para mais conteúdos como este. Até a próxima!