Contato:
Você já parou para pensar como o Google escolhe quais anúncios ficam na primeira página e como decide a posição do ranqueamento deles?
⠀
Será que é uma questão apenas financeira: quem investe mais ganha a primeira posição obrigatoriamente?
⠀
É muito comum pessoas pensarem dessa forma, afinal, o Google possui um leilão de palavras-chave e isso acaba confundindo os anunciantes. A idéia de leilão é direta e simples: ganha quem paga mais.
⠀
Porém, para conquistar o topo do Google, o processo é mais complexo do que apenas pagar.
⠀
É claro que o valor está diretamente ligado, no entanto, existe o Índice de Qualidade do Google Ads. Ele funciona como um medidor de relevância dos anúncios que serão exibidos aos usuários.
⠀
Ou seja, pode acontecer de uma empresa investir muito dinheiro, mas, se o Índice de Qualidade for baixo demais, seus anúncios dificilmente aparecerão no topo.
⠀
Se você quer que a sua publicidade chegue a primeira página do Google, precisa entender que Índice de Qualidade e valor investido caminham lado a lado, cada qual com sua importância.
Então vamos lá.
⠀
1 – Não misture interesses nos grupos
Evite misturar os diferentes interesses dos usuários em um mesmo grupo de anúncio. Isso pode sobrepor a audiência e perder o foco da publicidade. Quando isso acontece, prejudica o seu Índice de Qualidade, pois o anúncio se torna muito genérico e não específico para diferentes interesses de potenciais clientes.
2 – Anuncio relevante pra palavra chave
Ao definir uma palavra chave para anunciar, você precisa compreender qual o interesse por trás daquela busca e criar um anuncio que supra especificamente a intenção do seu público-alvo
3 – Use a palavra chave no titulo do anuncio
Quando um usuário pesquisa uma palavra chave no Google, ele deseja encontrar exatamente aquilo que procurou. Por essa razão, colocar o termo principal logo no titulo pode influenciar um usuário clicar no seu anuncio.
Dica: interessante colocar a palavra chave no inicio, se possível
4 – Usar intenções de anuncio
Quanto mais informações você conseguir passar para o usuário, maior a chance dele clicar no seu anuncio.
As extensões de anúncios permitem agregar mais detalhes a publicidade, o que pode acarretar em mais visibilidade, alem de ocupar um espaço maior da pagina e chamar mais atenção.
5 – Chamada para ação
Imagine que um usuário prestou atenção na sua publicidade, porem não encontrou uma chamada que possa instigá-lo a interagir e continuar a ação. O ideal é que o anuncio chame o publico alvo para o próximo passo. OBS: A política do Google não permite a frase “clique aqui”, Mas existem outras formas que podem ser exploradas, como: “Saiba mais, conheça, Veja mais informações, etc…”
6 – Tenha uma pagina de vendas especifica e simples de entender
Direcione o usuário exatamente para o produto ou serviço oferecido.
Quem clica em um anuncio de produto, deseja encontrar informações especificas sobre ele e não cair em uma pagina institucial, por exemplo.
7 – Tenha um site que carregue rápido
O índice qualidade leva muito a serio a experiência do usuário. Por isso, o tempo de carregamento da sua pagina de destino também pode influenciar demais. Quanto mais rápido o seu site for, melhor o posicionamento dos seus anúncios.
Desenvolva a versão móbile para o seu site
Essa versão não deve ser somente uma adaptação do site no desktop, ela deve ser pensada e realmente otimizada para celulares. O Google leva em consideração se o seu site é “móbile friendly”, ou seja, se a experiência no celular também é positiva.