Contato:
Existem clientes que preferem um contato mais próximo com a empresa, gostam de serem lembradas, bajuladas e adoram uma comunicação mais próxima. Quase como se fossem amigos ou familiares. Já outras preferem distância, apenas receberem informações de acordo com algo relevante como o lançamento de uma nova botoeira ponte rolante ou a promoção de algum produto.
Cada pessoa tem o seu próprio estilo, suas próprias preferências e gostos pessoais. É impossível cobrar que alguém pense igual outra pessoa, ou procure as mesmas coisas, é claro que existem gostos parecidos, e algumas formas de pensar equivalente. Mas no final das contas, cada ser humano atua de forma única.
É justamente essa individualidade que faz cada pessoa ser interessante, intrigante e até certo ponto, curiosa, mas no meio de tudo isso. Essas individualidades também apresentam um grande perigo para as empresas, afinal, como compreender de fato, qual o perfil do cliente ideal de um negócio?
Como saber separar as pessoas e entender se um consumidor prefere um bom distanciamento ou uma proximidade? Como compreender a forma de abordagem e definir de fato, quem é o seu cliente ideal? Por mais complicada que possa ser essa tarefa, nós iremos te auxiliar!
No texto de hoje, vamos te ajudar a descobrir como saber o perfil do seu cliente ideal. Iremos te trazer algumas informações que te ajudam a traçar quem de fato é o seu consumidor, suas características, gostos, desejos e pensamentos, bora conferir? Então vamos lá!
Analise o perfil dos clientes atuais
O primeiro passo para começar a definir o perfil do seu cliente é justamente fazendo uma análise naquela base de consumidores que já estão presentes dentro da sua empresa. Procure analisar seus gostos, preferências e características em comum de todos aqueles que já compraram seus produtos.
Procure entender melhor sobre cada cliente atual, quais produtos eles têm consumido mais? Quais são suas preferências? Busque coletar até mesmo dados como formas de pagamento prioritárias, jornada de compra e qualquer outro dado que agregue valor para a sua pesquisa.
Realize pesquisas e busque coletar dados sobre os seus clientes
Falando em pesquisa, a nossa segunda dica é justamente usar e abusar das pesquisas e coletar o máximo de dados possíveis. Por mais que os clientes já tenham te fornecido boas informações, é sempre relevante aumentar a sua coleta de dados, então busque criar alguns questionários para aproveitar ainda mais.
Monte pesquisas abordando temas relevantes para o seu negócio. Talvez falando sobre o que acham do seu serviço de conserto de compressor de ar, ou qual a opinião sobre a sua atuação dentro dos canais digitais.
Também procure coletar dados vinculados a cada pessoa individualmente, como suas necessidades, seus desejos, e algumas informações mais generalizadas, como profissão, hobbies, e por aí vai. Lembre-se, quanto mais dados coletados, melhor para a sua análise.
Identifique as características dos clientes
Com dados dos clientes e as pesquisas realizadas, é hora de começar a identificar as características gerais e traçar o perfil do seu cliente. Nesse ponto, já deve ser um pouco mais fácil entender alguns detalhes como o sexo de grande parte dos seus consumidores, média de idade, região onde mora, renda média, etc.
Essas pequenas características começarão a traçar o perfil do seu cliente, fazendo com que você comece a ter uma base sobre quem ele é de forma geral. Entender isso, te ajuda a ter uma noção básica das pessoas que mais consomem seus produtos.
Procure se aprofundar nos pensamentos, gostos e preferências
Com o básico concluído e as características determinadas, é hora de ir para a parte um pouco mais profunda, aqui, você vai ir além de suas características básicas, e vai buscar saber algo específico. Como o possível interesse em adquirir um imã de ferrite ou artigos esportivos.
Para traçar o perfil do seu cliente ideal, e compreender a forma como você se comunica com ele e a abordagem de maneira geral, é preciso saber melhor sobre seus pensamentos, gostos, preferências, medos, desejos, anseios, e por aí vai.
Essa é uma parte longa, trabalhosa e que deve ser avaliada individualmente. Por tanto tenha paciência, saiba estudar cada pessoa e dar a devida atenção de acordo com suas necessidades. Procure conhecer bem cada indivíduo antes de dar o próximo passo.
Observe suas necessidades
Para entender o que um cliente quer você deve colocar as suas necessidades acima de qualquer outra coisa. Por tanto, saiba observar quais são os seus desejos, o que ele precisa? O que ele está buscando? Como a sua empresa pode ajudá-lo a resolver suas dores?
Todos nós temos necessidades e desejos, e cabe a empresa. Entender exatamente quais são as de seus clientes e como fazer para solucioná-las através daquilo que você tem a oferecer.
Nem sempre essa é uma missão simples, afinal, entender como suprir uma carência e uma necessidade de outra pessoa tende a ser mais complicado do que imagina. Então observe bem, e saiba entregar exatamente aquilo que o cliente quer.
Entenda de fato, como o seu cliente gosta de ser abordado
Depois de tanto estudo e conhecimento sobre seus consumidores. Agora já deve ter ficado um pouco mais fácil de entender de fato, como o seu cliente gosta de ser abordado, certo? Nesse ponto, é o momento onde você já conhece o bastante para saber se deve se distanciar ou se aproximar de cada indivíduo.
Procure entender de fato, o que o seu cliente gosta e principalmente, a forma como ele prefere que você o aborda, por mais que já tenha passado por várias etapas, cada pessoa tende a reagir de um jeito, e mesmo que queiram contratar os seus serviços de instalação de tubo flexível, uma abordagem errada pode colocar tudo a perder.
Entenda muito bem a maneira do seu cliente antes de executar qualquer ação, e lembre-se, cada um funciona de uma forma individualizada, use isso para ter sucesso!
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!